CONFIGURAR CIELO
  Introdução
   
Esse processo ocorre quando é necessário configurar ou inicializar a adquirente CIELO.
   
   

Procedimento



Configuração

- Acesse as “Funções Administrativas” do TEF e selecione a adquirente “Cielo”.
- Oriente o cliente a digitar função “02” e teclar “Enter”.
- Em “Configure POS – Digite a Senha”, orientar o cliente digitar a senha “000000” e teclar “Enter”.
- Questione ao cliente se possui mais de um checkout no estabelecimento.
- Caso possua mais do que um “checkout”, perguntar ao cliente qual o número de série do “pinpad” que está sendo configurado.
O número de série está impresso em etiqueta localizada na parte de trás do equipamento.
- Na tela seguinte, “Número Lógico”, digitar o número lógico do terminal que está sendo configurado e teclar “Enter”.
- Em “Oper. Efetuada Tecle * (asterisco)”, orientar o cliente a teclar "asterisco". O sistema exibirá uma mensagem de atualização e depois, uma confirmando que a configuração foi bem sucedida.
- Após a configuração, realize a inicialização do terminal.
- Para visualizar a configuração,
"Clique aqui".

Script (Sugestão) "clique aqui".

   
 

Inicialização

- Nas “Funções Administrativas” do TEF, orientar o cliente a selecionar a opção “Cielo” e depois a função “902 – Inicialização” e teclar “Enter”.
- Na tela “Insira ou Passe o Cartão”, orientar o cliente a digitar “4551820000083747” e teclar “Enter”.
- Na tela “Digite a Senha”, orientar o cliente a digitar “2849” e teclar “Enter”.
- Na tela “Num. Referência”, orientar o cliente a digitar “7000” e teclar “Enter”.
- Na tela seguinte será exibido o “número de série do pinpad”. Orientar o cliente a teclar “Enter”.
- Na tela “Núm. Lacre Físico”, orientar o cliente digitar “7000” e teclar “Enter”.
- Na tela “Senha do Lacre”, orientar o cliente a digitar “7000” e teclar “Enter”.
- Em “CPF/CNPJ”, orientar o cliente a digitar o número do CNPJ da empresa e teclar “Enter”.
- Será exibida uma tela com a mensagem “Processando”.
- Aguardar o término do processamento.
- Se for exibida a mensagem “TEC Ñ Autorizado”, refazer a operação. O cliente digitou algum número de forma incorreta.
- Se for exibida a mensagem “MAC INVÁLIDO”, “zerar” as configurações do terminal.
- Ao ser exibido o “ERRO B-6104”, será necessário realizar a liberação junto à Cielo.


- Entrar em contato com a Cielo pelo telefone
(11) 4002-8031.
- Digite o número lógico do terminal (sem o último dígito).
- Selecione as opções “2”, “2” e “1”.

- Será solicitado confirmação de dados cadastrais. Informar:

- Nome:
Diego Henrique Ferreira
- CPF:
373.758.088-05
- RD:
66512
- Integradora:
Bematech

- Nome:
Maria Cecilia Zubieta Alves Medeiros
- CPF:
157.664.348-47
- RG:
17.256.106-1
- RD:
68842
- Integradora:
Bematech

- Após a liberação do erro, realizar o processo de inicialização novamente.



- Se for exibida a mensagem “Atualização OK”, solicitar que o cliente tecle “Enter” para confirmar a transação.
- Orientar o cliente à realizar um teste de vendas para verificar se o sistema voltou à funcionar.
- Para visualizar a configuração,
"Clique aqui".

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Baixa Técnica

- Em “Funções Administrativas” do TEF, orientar o cliente a selecionar a opção “Cielo”.
- Após, orientá-lo a selecionar a opção “Baixa Técnica” e teclar “Enter”.
- Em“Senha Técnica”, orientar o cliente a digitar “314159” e teclar “Enter”.
- Na tela “Insira ou Passe o Cartão”, orientar o cliente a digitar “4551820000083747” e teclar “Enter”.
- Na tela “Validade”, orientar o cliente a digitar “12/20” e teclar “Enter”.
- Na tela “Digite a Senha”, orientar o cliente a digitar “2849” e teclar “Enter”.
- Na tela “Núm. Lacre Físico”, orientar o cliente a digitar “7000” e  teclar “Enter”.
- Na tela seguinte “Senha do Lacre”, orientar o cliente a digitar “7000” e teclar “Enter”. Será exibida uma tela com a mensagem “Processando”. Aguardar o término do processamento.
- Será exibida a mensagem “Baixa OK” e um comprovante será impresso. Solicitar que o cliente confira os dados do estabelecimento no comprovante impresso.
- Se no comprovante forem impressos os dados de outro estabelecimento comercial, o número lógico configurado não pertence ao cliente. Verificar no Workfinity e no CGR se os números lógicos foram substituídos.
- Caso necessário, "Zerar" as configurações do terminal e refazê-las.
- Se os dados do estabelecimento estiverem corretos, realize um teste de comunicação.
- Para visualizar o processo,
"Clique aqui".


 

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Teste de Comunicação

- Acessar as “Funções Administrativas” do TEF e selecionar a opção “Cielo”.
- Orientar o cliente a selecionar a opção " TESTE COMUNICAÇÃO" e teclar “Enter”;
- Caso seja exibido o retorno “Comunicação bem sucedida”, informe ao cliente que a adquirente foi configurada com sucesso.
- Se for exibida a mensagem “Falha de Comunicação”, pedir ao cliente que verifique se a internet do estabelecimento está funcionando.
- Caso não esteja, solicitar ao cliente que entre em contato com o provedor de internet e retorne o contato quando a conexão for reestabelecida.
- Para visualizar o processo, "Clique aqui".


 

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Zerar Terminal

- Em “Funções Administrativas” do TEF, oriente o cliente a selecionar a opção “Cielo”.
- Oriente-o a selecionar “ Funções Especiais” e teclar “Enter”.
- Na tela seguinte, digitar a função “99” e teclar “Enter”.
- Solicite ao cliente que informe a senha técnica "314159" e pressione "Enter".
- Selecionar a opção “Manutenção” e teclar “Enter”.
- Será exibida a mensagem “Apaga Todos os Arquivos?”. Orientar o cliente a teclar “Enter”.
- Será exibida a mensagem “Apagando”. Quando a transação for concluída, realizar procedimento de configuração.


 

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Registrar a ligação no sistema Zendesk conforme abaixo:

Assunto: Inserir de acordo com a solicitação do cliente.

Resposta Publica / Observação Interna: Descrever o processo realizado junto ao cliente.

Marca: Bematech Hardware.

Formulário: 0800.

Tipo: De acordo com a solicitação.

Prioridade: Não preencher (Campo Automático).

Família: TEF.

Categoria e Motivo: De acordo com o procedimento realizado.

Número da Ordem de Serviço ou de série: Preencher caso necessário.

Área responsável (0800): Não Preencher.


- Questione ao cliente se deseja mais alguma informação.
- Informe que a ligação será transferida para uma questão sobre os produtos Bematech.
- Caso não haja transferência, finalize o atendimento em nome da Bematech.
   
 

Script (Sugestão)


Operador: Sr.(a), ajudo em algo mais? Vou transferí-lo para uma breve questão sobre os produtos da Bematech.
Operador: A Bematech agradece o contato, tenha um (bom dia, tarde ou noite).

   
   
   
 
Data da última alteração: 06/11/18
Projeto Metodologia para Processos.